quinta-feira, 25 de outubro de 2007

A Erosão


A água, a chuva, o vento e o gelo desgastam as rochas.
É a erosão que modifica as paisagens. As ondas correm as falésias e arrancam pedaços de rocha. As rochas desgastadas pelo vento e pelas ondas tornam-se bonitos seixos. Um exemplo:
Durante milhares de anos, o rio colorado escavou o seu leito através das rochas. Agora, corre no fundo de um desfiladeiro profundo o grande canyons.

Jornal de noticias

"LPN denuncia culpas pela erosão costeira"

Avanço do mar é inevitável, alerta a Liga para a Protecção da Natureza, mas o homem também tem culpas.
A Liga para a Protecção da Natureza (LPN) criticou ontem o tipo de ocupação que se tem permitido na Costa de Caparica, em Almada. De acordo com esta organização, "a erosão costeira é um fenómeno crescente", devido às alterações climáticas, acção humana e consequente subida do nível médio do mar mas, essencialmente, aos "erros graves do ponto de vista do ordenamento do território, com implicações económicas, sociais e ambientais". Para a LPN, deverão ser delineadas soluções "a médio-longo prazo e não medidas avulsas para urgências pontuais", como é o caso do que se está a passar na Costa de Caparica". "Quem é que autorizou aquela ocupação numa zona de risco? Por que é que no litoral nunca há verbas suficientes para proceder a expropriações, como acontece quando se pretende construir auto-estradas ou pontes?", questiona Alveirinho Dias, membro da LPN e especialista da Universidade do Algarve.
26/01/2007 Bruno Simões Castanheira

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Bem Vindos

Nós somos alunos da Miguel Torga do 8º 5ª este trabalho de Área de Projecto vai ser realizado por : Maria João, Sandra, Patricia, Diogo Frade, Patrick.
Neste blog vamos falar, sobre: O outro lado da natureza, as catrastofes naturais.
Por vezes a natureza atraiçoa o planeta com o seu lado menos bom, ninguem garante que um dia de sol e sereno se trannsforme num dia de calamidade extrema, podendo, esta aparecer sobre as formas de tsunamis, tornados, cheias inesperadas, sismos etc...
E nada nos faz prever esse tipo de calamidade ficando desprotegido á mercê da furia da Natureza.