quinta-feira, 15 de novembro de 2007

As cheias

As cheias são fenómenos naturais extremos e temporários, provocados por precipitações moderadas e permanentes ou por precipitações repentinas e de elevada intensidade.

A noção de cheia de um curso de água (ribeiras ou rios) está associada à ocorrência de níveis de água e de caudais mais elevados.

Os cursos de água levam para o mar a água que vão recebendo no seu leito. Se chove muito, o nível de água sobe: é a cheia, que provoca inundações. Os prejuízos resultantes das cheias são frequentemente avultados, podendo conduzir a perda de vidas humanas e bens.

O regime dos cursos de água varia consoante a estação, o clima e a natureza do solo das regiões por eles banhadas. As chuvas e as neves alimentam o caudal de um rio, que, em certas épocas do ano, aumenta de volume, inundando as regiões próximas das suas margens. Se o nível das águas sobe ainda mais, a inundação torna-se então, catastrófica. Em algumas partes do globo as cheias podem dever-se também ao derretimento de calotes de gelo.


Jornal de notícias

Cheias matam 54 700 pessoas

Os números, a merecer confirmação das entidades oficiais, arrepiam. As chuvas torrenciais do mês passado, na Coreia do Norte, terão causado 54 700 mortos e roubado abrigo a cerca de 2,5 milhões de norte-coreanos.

A organização não governamental (ONG) sul-coreana dos Direitos do Homem, "Bons Amigos", considerada como muito bem informCheias matam 54 700 pessoas
Assegura ainda aquela ONG que as cheias destruíram grandes superfícies de terra cultivada, criando assim dificuldades acrescidas num país que todos os anos tem grandes problemas para alimentar os seus 23 milhões de habitantes. Precisando, para isso, de receber ajuda humanitária do seu vizinho sul-coreano, da ONU e de outras organizações mundiais.

O número adiantado pela organização sul-coreana tem como base os dados fornecidos até ao fim do mês passado, quando a Imprensa norte-coreana confirmou a existência de "centenas" de mortos e desaparecidos no tufão que destruiu diversas localidades na costa da Coreia do Norte desde o passado dia 10 de Julho e durante três dias consecutivos. As chuvas torrenciais provocaram, também, grandes deslizamentos de terras.ada sobre o que se passa na Coreia do Norte, não divulga as suas fontes, mas assegura que foram as piores cheias da História daquele país.

Um comentário:

André, Dulcineia, Miguel F., Ruben S., Ruben P. disse...

Coitadas das pessoas que são vitimas de cheias. Tanta gente que morreu (54 700). Os danos materiais e os danos morais que os familiares e afins tiveram. Só nos resta desejar boa sorte aos sobreviventes.