quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Tornados

Um tornado consiste numa violenta coluna de ar, móvel e rotativa, que pode, ou não, entrar em contacto com o solo. A palavra tornado é de origem castelhana e pretende transmitir a noção do movimento circular de um torno que caracteriza o movimento do ar neste fenómeno. Camões já tinha apresentado uma visão da tromba-d’água, ou tromba marítima, um fenómeno com a mesma tipologia do tornado, mas no mar. Diz n’Os Lusíadas: “Ver as nuvens, do mar com largo cano, /Sorver as altas águas do oceano”.
Realmente aquilo que Camões descreve, é um turbilhão cuja presença se manifesta por uma coluna nebulosa, ou funil, ou tromba que, tal como a do elefante, umas vezes sobe e outras desce durante o seu ciclo de vida, sorvendo as águas do oceano ou, se em terra, emergindo da base de uma nuvem de desenvolvimento vertical, o cumulonimbo, e espalhando poeira, detritos e outros objectos arrancados do solo.

Origem dos tornados
Os tornados ocorrem, geralmente, no decorrer de tempestades severas, junto de sistemas frontais, onde existe uma diferença significativa de temperatura entre as massas de ar adjacentes. A sua formação é feita em altitude, desenvolvendo-se posteriormente até ao solo, altura em que atinge a maturidade, podendo-se gerar mais do que um tornado ao mesmo tempo. O primeiro sinal de desenvolvimento superficial destes turbilhões de ar é um remoinho de poeira junto ao solo. Com o tempo, a coluna de ar vai estreitando até se dissipar por completo.
Os tornados deslocam-se a uma velocidade média de cerca de 48 km/h, ao longo de vários quilómetros, variando de quase estacionários até cerca de 115 km/h. O seu diâmetro médio ronda os 50 metros, podendo chegar, no entanto, até 1,6 quilómetros.
Este fenómeno pode ocorrer em qualquer altura do ano. Todavia, podem ser identificados picos de frequência que variam conforme as diferentes regiões do globo. A maior probabilidade de ocorrência de tornados existe entre as 15 e as 21 horas, embora se tenha conhecimento de ocorrências a qualquer hora do dia ou noite.



Jornal de notícias

Tornados fizeram 24 mortos nos EUA





Serviço nacional de meteorologia dos Estados Unidos registou a formação de 63 tornados, na noite passada, de acordo com dados ainda provisórios.
No Tennessee, Arkansas, Missouri, Indiana, Kentucky e Illinois ficou um rasto de destruição, provocado pelos tornados, chuva intensa e trovoada.
Só no Estado do Tennesse morreram 20 pessoas – 12 no condado de Dyer e oito no de Gibson.Há centenas de casas totalmente destruídas e milhares de pessoas desalojadas.

2007-11-22

3 comentários:

Ana, Diogo, Filipa e Miguel Reis disse...

Como é possivel haver 63 tornados numa noite!? O texto está muito bom e a imagem é espectacular!

Hélder, Carlos, Ruben, Jorge disse...

o vosso tema ta bue fixe

Unknown disse...

Tornados... Um tema que nos cativa! Continuem :)